quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dia da Espiga

Hoje foi o Dia da Espiga. A tradição mandava que se fosse merendar aos campos e apanhar o ramo de espiga. Chegados a casa, pendurava-se o ramo na cozinha ou na sala de jantar porque se acreditava que traria fartura todo o ano.

A espiga de trigo entre os antigos foi sempre o símbolo de Fartura e Abundância: Ceres para os romanos ou Deméter para os gregos era a deusa da Fartura, dos cereais e das colheitas. 

O ramo da espiga tem um valor simbólico.Simboliza a fecundidade da terra e a alegria de viver. As espigas simbolizam o pão e a abundância, as papoilas o amor e a vida, o ramo de oliveira a paz e as margaridas o ouro, a prata e o dinheiro.

Por isso deixo aqui o mais belo ramo de espiga que encontrei para oferecer a quem de boa mente por aqui passar. Pendurem-no nos vossos corações como sinal de fartura de alegria e amor.





31 comentários:

  1. Pela minha parte , agradeço. Precisamos de paz , saúde , lucidez , alguma fartura do essencial , que a vida nos livre de aldrabões de alto gabarito, que nos permita conviver com gente culta e optimista e pouco mais , para ver crescer os netos num ambiente harmonioso e com valores. M.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Quando era miúda, neste dia da espiga, embrenhava-me pelo meio dos campos e searas, juntamente com a as minhas primas mais velhas e trazíamos sete raminhos de oliveira, sete papoilas, sete espigas de trigo e sete malmequeres. Talvez houvesse mais componentes do dito cujo Ramo, mas agora não me lembro.

    Eram tempos de convívio, risadas, as mais velhas falavam nos namoricos e tudo era lindo, alegre e havia a esperança em dias de fartura e bênçãos.
    Chegadas a casa pendurava-se o Ramo e comia-se a açorda ou as migas...:-)

    Vou levar o teu raminho, colorido e lindo. Oxalá ele me traga fartura de amor e carinho! Obrigada, Graça!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá, Janita!
      Eu nunca fui à espiga. Nem a minha mãe me deixava...

      Eliminar

  3. o resultado da minha ecocardiografia
    dizia
    que no coração posso pendurar tudo
    um ramo? - agradeço-te muito

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gracinhamiga

    Numa enorme espiga estamos nós metidos com esta troika (lusitana?): Cavaco, Cuelho - o u não é uma gralha é intencional e Portas. Cuidado há cães que ladram e... mordem.

    Bjs da Raquel e qjs meus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma espiga sem tamanho esta da troika lusa, Henriquamigo! E os cães ladram e mordem e o raço da caravana não passa!!!

      Eliminar
  6. Ainda há muito boa gente que festeja o Dia da Espiga.
    Confesso que nunca festejei.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não.... mas acho uma tradição bonita.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi, Graça!
    Que belo ritual que você partilha conosco! Obrigada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua presença e as suas palavras, Célia.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Que bom "receber" um raminho de espiga! Muito obrigado, Graça.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Graça, pelo ramo de espiga. Tenho tudo ao pé da porta mas nem me lembrei. Não sou saudosista e, talvez, por isso, esqueci a tradição. Mas se me oferecem um raminho aceito muito agradecida. O Jardim tb. agradece as tuas visitas. Desejo um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Dia da Espiga ou 5ª Feira da Ascenção, Feriado na marinha Grande, é dia de ir almoçar como tradição, coelho com ervilhas ao pinhal do Rei D. Dinis, ontem a floresta na zona da Ponte Nova e Ribeiro de S. Pedro estava cheinha de pique-niques.

    Beijinho Gracinha e muito obrigada pelo lindo ramo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que é feriado municipal na Marinha. Este ano a minha filha terapeuta trabalha na Pinhal do Rei...
      Beijinhos

      Eliminar
  11. este ramo de espiga está muito bem apresentado.
    mas a espiga com que nos estamos a debater é muito feia.
    Haja quem ainda consegue ir à espiga e lembrar-se de a partilhar!

    ResponderEliminar
  12. Que bonito... Eu não cumpri com a tradição e não fui à espiga, como por aqui se diz. Ainda por cima, a quinta-feira da Ascenção é o dia feriado do meu concelho, Loulé. Só que eu trabalho em Faro...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que azar! Eu também nunca fui à espiga. Aqui a menina é por de mais citadina....

      Eliminar
  13. Que bem me soube este presente! Costumo receber um ramo todos os anos mas este ano....falhou, felizmente vieste tu salvar a situação :)))
    Muito obrigada e que a ti também nada te falte.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Este ano nem dei pelo dia. Paciência.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. eu de dia da espiga só vejo é o feriado.

    ResponderEliminar
  16. eu de dia da espiga só vejo é o feriado.

    ResponderEliminar