segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Do telejornal das 8

A notícia tinha a ver com os incendiários que foram apanhados este Verão – alguns deles “repetentes”. Contavam-se pelos sessenta e tal homens e treze mulheres. E aí o apresentador/jornalista tratou de falar no psicólogo da PJ. Não consegui ouvir o que o psicólogo terá feito ou irá fazer porque me pus, ato contínuo, a vociferar!

Psicólogo, psicólogo! Eu lhes dava o psicólogo! E desculpem-me a violência ou a ausência do “politicamente correto”, mas por causa de tanto psicólogo e de tanta lei a proteger os direitos de não sei quem…  e mais não sei o quê e mais os paninhos quentes com que nos habituaram (por medo, por ignorância ou por incúria até) a tratar os prevaricadores é que chegamos aos limites ou muitos para lá dos limites do humanamente e do socialmente aceitável. No caso dos incêndios e não só!

Disse!

Ah, mas depois o dito apresentador/jornalista/escrevinhador lá continuou com as notícias e, a propósito do enfermeiro alemão acusado de matar dezenas de pessoas com overdose de medicamentos, o dito apresentador, naquele seu ar teatral cheio de  trejeitos com os olhos e de entoações do discurso, saiu-se com a seguinte “bojarda”:  «O enfermeiro terá morto mais de trinta pessoas!!!»

Terá morto?! Terá morto? – senhor apresentador/jornalista/escrevinhador? Ou terá querido dizer: terá matado? É que se trata de um tempo composto pelo que deverá usar-se o particípio passado normal. Enfim… sem importância…

Depois o telejornal passou a mostrar os passeios da Senhora Cristas por Mação, bem como o discurso do presidente CDS da dita vila ribatejana a zurzir o governo por causa do incêndios, que eu já ouvira em todos os telejornais anteriores, ou seja, propaganda eleitoral do partido em questão, seguido de uma arrastada e desenxabida reportagem sobre a importantíssima universidade de Verão do PSD na qual iam ser apresentados quase todos os betinhos participantes, ou seja, propaganda eleitoral do PSD…  Nada de novo no canal público… e eu decidi passar para o Canal Panda ou para o futebol… esses, ao menos, não apresentam “propaganda institucional” dos partidos … do sistema!




20 comentários:

  1. Os verbos andam muito mal tratados, por aí, mesmo em lugares e vozes onde deviam ser respeitados sobremaneira. Mas não só quanto à forma, os serviços noticiosos deixam muito a desejar. Também os conteúdos e até o alinhamento das notícias vêm impregnados de uma falta de isenção clamorosa.


    Bj

    Lídia



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma imensa vergonha e falta de isenção e de profissionalismo!

      Eliminar
  2. Tenho de confessar que deixei de ver os telejornais da noite dos canais nacionais, embora faça zapping de manhã até chegar a informação do tempo e as notícias que vão passando em rodapé também são um mimo, algumas já seguindo o novo acordo ortográfico do século XXV! :)
    Muito boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo acordo ortográfico do século XX, Mister Vertigo! De 1990, por acaso...

      Também gosto sempre de ver o boletim meteorológico, desde o tempo do Dr Athimínio de Azevedo!

      Boa noite.

      Eliminar
  3. Apesar de tudo, os únicos noticiários que consigo ver são os da RTP. A SIC é uma vergonha e só ve a Judite na TVI deixa-me nervoso :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! É impossível ver a máscara da Carochinha de Sousa e de aturar o seu azedume...

      Eliminar
  4. A imprensa está cada dia pior. É uma espécie de lavagem cerebral todos os dias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. O moço começou a carreira aqui em Macau.
    Mas não diga isso a ninguém.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensava que tinha começado em Londres... Lembro-me dele muito novo com um sotaque inglês belíssimo.

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Sim Graça também me "arrepia" tanto cuidado com os incendiários que acabam por provocar a morte de pessoas e a destruição de tanto património :(
    não sabemos quem são, e apesar de serem uma centena, ainda faltam muitos porque os incêndios são aos milhares :(
    mas que tragédia e que vergonha nacional :(

    ResponderEliminar
  7. Tão defensora do Acordo Ortográfico e depois escreve "Verão" com maiúscula inicial? Mais uma acordista de meia tigela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De meia tigela será a sua tia, ICE... Concordo com os acertos feitos pelo novo AO, mas reservo-me o direito pessoal de usar as maiúsculas que a mim me apetece. Não sou fundamentalista como os opositores. Se ainda estivesse a lecionar, na escola, com os alunos, teria de usar as maiúsculas e as minúsculas a que o acordo institucionalmente aceite obriga.
      Boa noite.

      Eliminar
    2. Ou seja, passou a escrever como lhe dá na real gana, não é pão nem bolo. Lindo serviço à língua.

      Eliminar
  8. Não há paciência para ver os noticiários, Graça.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há paciência mesmo, Graça, mas por vezes há a tentação...

      Beijinho.

      Eliminar
  9. O boneco favorece muito o ridículo palhaço televisivo, o 'pivot' partidário, um petulante sem resquícios de vergonha.
    A mim não me incomodam, prefiro outras fontes noticiosas.
    Concordo com tudo o que dizes, as penas e passarinho a essses monstrinhos são indecentes... Mão pesada, não teríamos o nosso querido Portugal carbonizado...
    Quanto a mim, seria prisão e serviço cívico... picareta na mão, plantando árvores...
    ~~~ Beijinhos sintonizados ~~

    ResponderEliminar
  10. Ele ainda pisca o olho?
    Não suporto o dito cujo. Parece-me que estaria melhor no Maria Victória.
    Quando aparece mudo de canal.
    Bj.

    ResponderEliminar