domingo, 17 de setembro de 2017

Coisas de antigamente

Não, não vou fazer concorrência ao excelente blog  Restos de Colecção. 

A questão é que fui ontem à festa do 20º aniversário do Museu Escolar de Marrazes, aqui em Leiria, que tem um acervo riquíssimo como já aqui mostrei e trouxe de lá mais umas recordações. 

Ora vejam:

Era numa como esta em que Fernando Pessoa escrevia


Eu usei uma pasta como esta na minha 1ª/2ª classe

Para as meninas aprenderem nas aulas de Lavores


Caderno de Desenho da Alumna Judith Augusta...


Prova de Calligraphia


Um caderno de problemas (ainda tive destes...?


Exame do 2º grau (4ª classe)




Uma Taboada


Uma Setecta Nacional de Litteratura Portugueza


Uma Grammatica Portugueza


Um Almanak Popular  do Anno de 1849


Uma foto de um Júri de Exames de 1932

Foto de uma classe de meninas com a sua professora s/ data


Muito interessante para se fazer História. Mas saudades... nenhumas!

19 comentários:

  1. É bom que existam coisas assim, para que as gerações vindouras saibam como foi a vida nessas épocas. Lembro-me que quando o meu filho tinha uns 6/7 anos, o levei a ver a barraca onde eu nasci, e lhe falei da vida que tinha na mesma infância. Uns dias depois, estava a contar-lhe a história do Pedro e o Lobo, quando ele me diz. "Essa não mãe. Conta aquela de quando vivias na barraca, e não tinhas casa de banho, nem rádio, frigorífico, ou Televisão."
    Só então percebi que na cabecinha dele, aquilo não passava de mais uma história.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma história verdadeira. Infelizmente. São realidades tão abstratas para eles que nem se acreditam que tenham acontecido de verdade.
      Beijinho.



      Eliminar
  2. A coisa mais parecida que me recordo talvez seja a pasta. E mesmo assim não tenho a certeza.
    Talvez os que não “acreditam” no novo acordo ortográfico devam continuar a escrever “calligraphia”, “litteratura”, “portugueza” e “taboada”.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive vontade de fazer uma provocaçãozinha do género, mas resisti...

      Ainda bem que trouxeste aqui a ideia...

      Eliminar
  3. A nossa vide noutro século,de repente pareceu que vivemos como primitivos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Outros tempos, outros usos e costumes.
    Estive a reparar na foto da prova de caligrafia... e há ali uma coisa que não me bate certo.
    Apesar da boa classificação que obteve, como se explica que o título esteja escrito com as letras inclinadas para trás e o corpo principal da prova esteja escrito com as letras inclinadas para a frente!?
    (esta nem Freud explica!) :))

    Beijinhos dactilografados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, Afrodite, tens cá uns olhos! Até parece que és de Olhão e jogas no Boavista....

      Beijinhos computorizados ...

      Eliminar

    2. hehehehe
      Sempre me interessei por caligrafia... é apenas isso!

      😘 🌹

      Eliminar
  5. É, Graça! "Quem não vive a sua história, fica sujeito a repetí-la". A memória educa, confraterniza e faz reviver. Gosto de museus, mesmo com acervos não tão antigos. Parabéns pela divulgação da cultura! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Laerte, pelas belas palavras e pela visita.

      Beijinho.

      Eliminar
  6. De todas só tive o caderno de exercícios!
    Gostei de ver.
    Vi na RTP2 um filme/ Documentário muito giro lembrei-me de ti, penso que acharias engraçado é a história de um professor que esteve 40 anos na mesma escola de uma aldeia francesa, é uma ternura. É a despedida dele...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquels cadernos de problemas eram muito utilizados. Fiz dezenas deles...
      Bem gostava de ter visto esse documentário.

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Adorei ver a pastinha que me fez recordar a minha de cabedal
    que durou os meus primeiros quatro anos colegiais.
    ~~~ Beijinhos computorizados ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu, que pertencia mais ao proletariado (!!) tive uma daquelas de cartão com cantos em lata que raspavam nas pernas e faziam arranhões... Nunca tive uma de cabedal.

      Beijinhos proletários... :))

      Eliminar
  8. Graça, recordo quase tudo... A idade tem destas coisas...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Uma sensação estranha nos percorre perante algumas destas "maravilhas".

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar